terça-feira, 14 de agosto de 2012

10 Estrategias de manipulação midiática

1- A ESTRATÉGIA DA DISTRAÇÃO.

O elemento primordial do controle social é a estratégia da distração que consiste em desviar a atenção do público dos problemas importantes e das mudanças decididas pelas elites políticas e econômicas, mediante a técnica do dilúvio ou inundações de contínuas distrações e de informações insignificantes. A estratégia da distração é igualmente indispensável para impedir ao público de interessar-se pelos conhecimentos essenciais, na área da ciência, da economia, da psicologia, da neurobiologia e da cibernética. “Manter a atenção do público distraída, longe dos verdadeiros problemas sociais, cativada por temas sem importância real. Manter o público ocupado, ocupado, ocupado, sem nenhum tempo para pensar; de volta à granja como os outros animais (citação do texto 'Armas silenciosas para guerras tranqüilas')”.

2- CRIAR PROBLEMAS, DEPOIS OFERECER SOLUÇÕES.

Este método também é chamado “problema-reação-solução”. Cria-se um problema, uma “situação” prevista para causar certa reação no público, a fim de que este seja o mandante das medidas que se deseja fazer aceitar. Por exemplo: deixar que se desenvolva ou se intensifique a violência urbana, ou organizar atentados sangrentos, a fim de que o público seja o mandante de leis de segurança e políticas em prejuízo da liberdade. Ou também: criar uma crise econômica para fazer aceitar como um mal necessário o retrocesso dos direitos sociais e o desmantelamento dos serviços públicos.

3- A ESTRATÉGIA DA GRADAÇÃO.

Para fazer com que se aceite uma medida inaceitável, basta aplicá-la gradativamente, a conta-gotas, por anos consecutivos. É dessa maneira que condições socioeconômicas radicalmente novas (neoliberalismo) foram impostas durante as décadas de 1980 e 1990: Estado mínimo, privatizações, precariedade, flexibilidade, desemprego em massa, salários que já não asseguram ingressos decentes, tantas mudanças que haveriam provocado uma revolução se tivessem sido aplicadas de uma só vez.

4- A ESTRATÉGIA DO DEFERIDO.

Outra maneira de se fazer aceitar uma decisão impopular é a de apresentá-la como sendo “dolorosa e necessária”, obtendo a aceitação pública, no momento, para uma aplicação futura. É mais fácil aceitar um sacrifício futuro do que um sacrifício imediato. Primeiro, porque o esforço não é empregado imediatamente. Em seguida, porque o público, a massa, tem sempre a tendência a esperar ingenuamente que “tudo irá melhorar amanhã” e que o sacrifício exigido poderá ser evitado. Isto dá mais tempo ao público para acostumar-se com a idéia de mudança e de aceitá-la com resignação quando chegue o momento.

5- DIRIGIR-SE AO PÚBLICO COMO CRIANÇAS DE BAIXA IDADE.

A maioria da publicidade dirigida ao grande público utiliza discurso, argumentos, personagens e entonação particularmente infantis, muitas vezes próximos à debilidade, como se o espectador fosse um menino de baixa idade ou um deficiente mental. Quanto mais se intente buscar enganar ao espectador, mais se tende a adotar um tom infantilizante. Por quê? “Se você se dirige a uma pessoa como se ela tivesse a idade de 12 anos ou menos, então, em razão da sugestão, ela tenderá, com certa probabilidade, a uma resposta ou reação também desprovida de um sentido crítico como a de uma pessoa de 12 anos ou menos de idade (ver “Armas silenciosas para guerras tranqüilas”)”.

6- UTILIZAR O ASPECTO EMOCIONAL MUITO MAIS DO QUE A REFLEXÃO.

Fazer uso do aspecto emocional é uma técnica clássica para causar um curto circuito na análise racional, e por fim ao sentido critico dos indivíduos. Além do mais, a utilização do registro emocional permite abrir a porta de acesso ao inconsciente para implantar ou enxertar idéias, desejos, medos e temores, compulsões, ou induzir comportamentos…

7- MANTER O PÚBLICO NA IGNORÂNCIA E NA MEDIOCRIDADE.

Fazer com que o público seja incapaz de compreender as tecnologias e os métodos utilizados para seu controle e sua escravidão. “A qualidade da educação dada às classes sociais inferiores deve ser a mais pobre e medíocre possível, de forma que a distância da ignorância que paira entre as classes inferiores às classes sociais superiores seja e permaneça impossível para o alcance das classes inferiores (ver ‘Armas silenciosas para guerras tranqüilas’)”.

8- ESTIMULAR O PÚBLICO A SER COMPLACENTE NA MEDIOCRIDADE.

Promover ao público a achar que é moda o fato de ser estúpido, vulgar e inculto…

9- REFORÇAR A REVOLTA PELA AUTOCULPABILIDADE.

Fazer o indivíduo acreditar que é somente ele o culpado pela sua própria desgraça, por causa da insuficiência de sua inteligência, de suas capacidades, ou de seus esforços. Assim, ao invés de rebelar-se contra o sistema econômico, o individuo se auto-desvalida e culpa-se, o que gera um estado depressivo do qual um dos seus efeitos é a inibição da sua ação. E, sem ação, não há revolução!

10- CONHECER MELHOR OS INDIVÍDUOS DO QUE ELES MESMOS SE CONHECEM.

No transcorrer dos últimos 50 anos, os avanços acelerados da ciência têm gerado crescente brecha entre os conhecimentos do público e aquelas possuídas e utilizadas pelas elites dominantes. Graças à biologia, à neurobiologia e à psicologia aplicada, o “sistema” tem desfrutado de um conhecimento avançado do ser humano, tanto de forma física como psicologicamente. O sistema tem conseguido conhecer melhor o indivíduo comum do que ele mesmo conhece a si mesmo. Isto significa que, na maioria dos casos, o sistema exerce um controle maior e um grande poder sobre os indivíduos do que os indivíduos a si mesmos.

13 Linhas para viver

1) Amo-te não por quem tu és, mas por quem sou quando estou contigo.

2) Nenhuma pessoa merece tuas lágrimas e quem as merece não te fará chorar.
3) Só porque alguém não te ama como tu desejas, não significa que não te ame com todo o seu ser.
4) Um verdadeiro amigo é quem te pega a mão e te toca o coração.
5) A pior forma de sentir falta de alguém é estar sentado a seu lado e saber que nunca o poderá ter.
6) Nunca deixes de sorrir, nem mesmo quando estás triste porque nunca sabes quem poderá enamorar-se do teu sorriso.
7) Podes ser somente uma pessoa para o mundo, mas para alguma pessoa tu és o mundo.
8) Não passes o tempo com alguém que não esteja disposto a passá-lo contigo.
9) Quem sabe Deus queira que conheças muita gente enganada antes que conheças a pessoa adequada para que, quando no fim a conheças, saibas estar agradecido.
10) Não chores porque já terminou, sorria porque aconteceu.
11)
 Sempre haverá gente que te irá magoar. Assim, o que tens de fazer é seguir confiando e só ser mais cuidadoso em quem confias duas vezes.
12) Converte-te em uma pessoa melhor e assegura-te de saber quem és antes de conhecer mais alguém e esperar que essa pessoa saiba quem és.
13) Não te esforces tanto, as melhores coisas acontecem quando menos esperas.
Tudo o que acontece, sucede por alguma razão…

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Fotografias de Arno Rafael Minkkinen


Muitos fotógrafos servem de modelos para as próprias fotos. O fotógrafo Arno Rafael Minkkinen, escolheu usar algumas partes de seu próprio corpo (principalmente mãos e pés), fazendo com que seu corpo pareça fazer parte de cenários como dunas, lagos e montanhas.
Usando o corpo nu, o fotógrafo utiliza o reflexo da água, a forma de rochas e o caminho de uma correnteza integrando partes de seu corpo nos elementos naturais.



sábado, 4 de agosto de 2012

Tendências de sapatos para o inverno 2012


As tendências de sapatos para o inverno 2012 brasileiro vêm com referências diretas dos desfiles internacionais, trazendo opções para todos os gostos e estilos. Como em nosso país o frio não é muito rigoroso em algumas regiões, muitos modelos para a nova estação vêm mais adaptados ao nosso clima com detalhes abertos ou vazados, mas as tão desejadas botas também não saem de moda.
Muitas modelagens e tendências de cores do ano passado se repetem esse ano, podendo vir com materiais diferentes ou também trazendo muito brilho, que é um estilo forte para um inverno ainda mais glamouroso.
E que mulher não adora um sapato novo? As lojas já estão com as coleções nas vitrines nos fazendo querer que o frio chegue logo para podermos usar os modelos lindíssimos que foram lançados. Uma variedade incrível, modelos e cores de deixar qualquer uma louca para usá-los na nova estação.
Escolha o seu estilo
Formatos como o scarpin, peep toe e ankle boots continuam em alta, assim como os modelos plataforma e anabela. Porém, algumas referências do passado voltaram como o sapato de estilo Mary Jane, que lembra o estilo boneca, que apareceu bastante nas temporadas de moda de inverno internacionais como no desfile da Chloé, em Paris, e Marni, em Milão.
O cap toe, sapato que tem o bico de cor diferente ou metalizado, também está super em alta, fazendo algumas vezes uma combinação graciosa com o estilo Mary Jane. E, falando em brilho, ele agora não é só adequado para festas, podendo entrar em modelos para o dia a dia e possuindo detalhes metalizados, brocados, aplicações de tachas e até em versões com textura de glitter.
Sapatos de píton e croco também continuam fazendo sucesso, assim como modelos estampados com florais, animal print e xadrez. As botas vêm em diversos estilos e com saltos e canos de vários tamanhos. Confira abaixo mais detalhes sobre os sapatos que serão as sensações da temporada de inverno 2012 e já vai escolhendo os seus favoritos!
Cap toe

Um dos queridinhos da estação é o modelo cap toe, que possui o bico de cor diferente do restante do sapato, fazendo um contraste superbonito de uma forma retrô chique, que está muito em alta no momento.
Outro visual do cap toe é com a ponta metalizada. Modelos com o bico dourado, prata, ouro envelhecido ou bronze estão fazendo sucesso por aí até nos red carpets mais badalados de Hollywood.
O look clássico, porém moderno, do cap toe está conquistando as fashionistas, que escolhem o modelo para diversas ocasiões, desde um jantar informal até festas mais sofisticadas. Ele pode vir tanto em scarpins com salto fino quanto em pumps e meia pata mais poderosos.
Mary Jane
Delicado e romântico, o modelo Mary Jane está fazendo a cabeça (e os pés) das mulheres no mundo inteiro. O modelo parecido com o estilo boneca tem tudo para pegar no próximo inverno, sendo visto em diversos desfiles de Paris a Nova York.
Em versões que variam no tamanho do salto, podendo ser baixo, médio ou altíssimo, o estilo é marcado por ter o fecho no tornozelo (ou no dorso do pé) e o bico arredondado. Ideal para aquelas produções superfemininas com roupas de estilo ladylike como vestidos acinturados e saias mais evasês. Os materiais do sapato vêm em couro, camurça e até opções em veludo e animal print.
Ankle Boots

Já há algum tempo dentro da moda, as ankle boots se reinventam a cada dia e continuam a todo vapor em modelos que vão do básico ao luxuoso. As botinhas que cobrem o tornozelo são opções certas para o inverno, vindo em saltos altos e em opções totalmente fechadas ou com aberturas que deixam os dedinhos de fora, podendo ser usadas com ou sem meia.

As ankle boots para o inverno vem em materiais como o couro, camurça e até com detalhes em pelo e aplicações de metais. As opções bicolores também são tendência, assim como os modelos com recortes e vazados, que também aparecerem nos lançamentos nacionais, fazendo as vezes do outro “segmento” das ankle: as “open boots”. Com tanta diversidade, o calçado permite visuais para várias ocasiões. Vale a pena investir.

Anel Duplo – Ta na moda!


Os acessórios são peças indispensáveis em qualquer produção feminina, afinal eles têm o poder de mudar totalmente o visual, são considerados os principais elementos capazes de deixar uma produção sofisticada, ou despojada e casual, ou seja, os acessórios escolhidos são o que determinam o estilo da sua produção.
Atualmente, um acessório que vem se destacando bastante nas mãos das mulheres são os anéis duplos. Esse acessório teve inspiração nos socos ingleses e hoje enfeitam as mãos femininas com formas delicadas, jovens e cheios de estilo. Em especial, as mulheres apaixonadas por jóias e bijuterias já são vistas usando os anéis duplos.
Os anéis duplos além de serem cheios de atitude, é uma ótima opção para as mulheres que adoram encher os dedos com bijuterias, pois agora, você poderá encher os dedos com apenas um único anel. Isso porque o anel duplo ocupa praticamente todos os dedos, parece que você tem vários acessórios nas mãos, mas você tem apenas um.

Anel Duplo
O bacana do anel duplo é esse acessório pode ser encontradas em vários modelos e com detalhes bastante diversificados, com os detalhes de spikes, pedrarias, pérolas e também com formatos de animais, como caveiras, onças e corujas. Os anéis duplos com formas de coração e flores também não ficam de fora dessa tendência, assim como os modelos em formatos de palavras, como o anel duplo escrito Love, por exemplo, que já ganharam seu espaço nas caixinhas de bijuterias do público feminino.
Apesar de poder ser usado em várias produções femininas, o anel duplo é perfeito para proporcionar um toque de estilo que faltava nos looks das mulheres, criando um visual cheio de atitude e modernidade. Portanto, na hora de compor as suas produções, a regra é básica: as produções mais carregadas devem ser combinadas com acessórios mais discretos e assim vice-versa.
Para as mulheres mais clássicas e com estilo mais tradicional, o anel duplo pode ser uma excelente sugestão de acessório, pois trás uma variedade imensa de modelos e materiais, existem os modelos de bijuterias, mas também aqueles decorados com pedras preciosas que são um verdadeiro luxo, capazes de agradar a todos os gostos e estilos de cada mulher. Os mais básicos, com formatos de palavras e corações são perfeitos da mulherada.
E lembre-se para não errar na produção, a dica é usar o anel duplo sozinho em uma mão. Apesar de deixar a produção cheia de estilo, misturar o anel duplo com outros acessórios pode acabar deixando a produção chamativa demais se usada com outros anéis. Mas, caso queira optar por outros acessórios, a dica é investir em acessórios na outra mão que está livre.

E o anel triplo? Como usá-los?

O anel estilo punch com dois ou três aros também podem ser encontrados em vários modelos e detalhes variados, com pedrarias, pérolas, cristais, inclusive em modelos mais divertidos e diferentes, como os anéis duplos e triplos em formatos de animais, caveiras, corações, flores e palavras. Alguns modelos acabam tendo o estilo ainda mais despojado e vão além, aparecendo em versão de quatro aros unidos, ou seja, um anel para colocar em todos os dedos.
Os anéis triplos também são uma forte tendência para essa temporada, principalmente se combinados com um mix de anéis na outra mão, porém é preciso saber fazer bem essa mistura de anéis para não deixar o visual carregado demais. Agora se você possui um estilo mais básico e discreto e não gosta de usar muitos acessórios, a dica é investir nos anéis duplos ou triplos com modelos mais básicos que combinem perfeitamente com o seu estilo.

Onde encontrar os anéis duplos e triplos

Encontrar os anéis duplos e triplos está cada vez mais fácil, basta você escolher o modelo que mais combina com o seu estilo, porém é preciso saber combinar o acessório com o restante da produção. Para não errar, basta seguir uma regra básica: para as produções carregadas, invista nos acessórios mais discretos e assim vice-versa.
Se você não encontrá-los em sua cidade, uma ótima opção é procurar pelos anéis duplos e triplos através das lojas virtuais que vendem seus produtos online, que em muitas vezes, oferecem mais modelos de anéis que nas lojas de bijuterias físicas.
Confira abaixo algumas fotos e modelos de anéis duplos e triplos: