terça-feira, 12 de junho de 2012

Esmaltes com significado



Diferentemente das famosas ''Pulseiras do sexo'' os esmaltes coloridos tem outro tipo de significado para cada cor, pois cada cor representa um estado da pessoa ou uma personalidade que ela possa ter. Quer acompanhar?

Verdes mais escurinhos:
Significam segurança. Pessoas certas do que estão fazendo.



Verdes mais claros e/ou vivos:
Significam juventude, jovialidade, tanto seja por fora ou seja no espírito.



Azuis mais clarinhos:
Significam uma pequena tristeza, nada depresivo, só que não está feliz, feliz naquele momento.



Azuis mais escuros:
Significam responsabilidade.



Laranjas:
Significam alegria.



Amarelos:
Significam pacividade, paciencia, tolerancia.



Roxo e lilás:
Significam coragem, determinação, cor de quem enfrenta de cara o problema.



Pretos e cinzas:
Significam personalidade mistério, segredo, maturidade.


Pinks e rosas:
Significam amizade, companheirismo.

Pra você que julga uma pessoa pela roupa








sábado, 2 de junho de 2012

Benefícios da lentilha


                                                Lentilhas
As lentilhas são leguminosas, sementes de uma planta cujo nome botânico é Lens ensculenta. Crescem em vagens que contêm uma ou duas sementes.
As lentilhas classificam-se conforme são grandes ou pequenas em tamanho com dúzias de variedades para cada uma que se cultiva.
Enquanto os tipos mais comuns são verdes ou castanhas, as lentilhas também estão disponíveis nas cores preto, amarelo vermelho e laranja.
Estes discos redondos, ovais ou em forma de coração são pequenos em tamanho, muitas vezes menores que a ponta de borracha de um lápis. São vendidos inteiros ou cortados em metades. Os diferentes tipos oferecem consistências variáveis, com os verdes e castanhos retendo melhor a sua forma após a cozedura, enquanto os outros se tornam mais macios e pastosos. Embora o sabor difiram ligeiramente entre as variedades, apresentam geralmente um denso sabor semelhante a nozes.

Vários apontamentos históricos indicam que a Lentilha tive origem na Ásia central e o seu consumo remonta há cerca de 8000 anos, pois foi um dos primeiros alimentos a ser cultivado na pré-história.
Durante milénios, a Lentilha foram ingeridas juntamente com cevada e trigo, devido à combinação agradável destes alimentos, foram difundidos por toda a África e Europa durante as migrações e explorações de tribos culturais.
Um século AC, a Lentilha foi introduzida na Índia, um país cuja cozinha tradicional utiliza, num prato conhecido por “dal”, Lentilhas picantes como ingrediente-chave. Os países católicos utilizam com frequência a Lentilha durante o período da quaresma.
Actualmente, os principais produtores desta leguminosa, a nível mundial, são a Índia, Turquia, Canadá. China e Síria.
A Lentilha é a semente de uma planta pertencente à espécie Lens ensculenta, que é constituída por vagens que contêm uma ou duas sementes.
São classificadas de acordo com o seu tamanho, em pequenas ou grandes, existindo dezenas de variedades de cada, que se distinguem pela cor que exibem: verde, castanho, preto, amarelo, vermelho ou cor-de-laranja.
As Lentilhas podem ostentar forma redonda, oval ou de coração. Estão disponíveis inteiras ou divididas em metades. As diferentes variedades apresentam consistências também diferentes.
Comparando com outras leguminosas, as Lentilhas apresentam tempos de preparação e confecção mais curtos. As verdes e castanhas mantém melhor a sua forma após cocção, enquanto as restantes geralmente apresentam consistências mais suaves. O sabor também varia consoante a variedade, apresentando, porém, na sua maioria um sabor pouco acentuado.
Absorvem facilmente o sabor dos alimentos e temperos com os quais entram em contacto.

Informação nutricional

A Lentilha corresponde a um alimento de elevado valor nutricional, pois contém quantidades apreciáveis de proteínas, hidratos de carbono, dos quais se destaca o teor em fibra alimentar, e são praticamente isentas de gordura.
Apresenta, também, um perfil em micronutrimentos bastante interessante devido à riqueza em vitaminas, especialmente do complexo B como ácido fólico, minerais como magnésio, fósforo e potássio, e oligoelementos como molibdénio, manganésio, ferro, cobre.

Vantagens e desvantagens

A Lentilha é um alimento pequeno mas com grande densidade nutricional. Fornece quantidades consideráveis de fibra solúvel e insolúvel, a primeira em especial, apresenta uma acção benéfica na redução do colesterol plasmático e na regulação dos níveis de açúcar no sangue, pois forma um gel com a bile, rica em colesterol, excretando-o e, juntamente com a acção dos hidratos de carbono complexos, promovem uma absorção mais lenta da glicose, evitando a hiperglicemia (açúcar elevado no sangue).
A fibra insolúvel contribui para aumentar o bolo fecal, prevenindo a obstipação e patologias digestivas como síndrome do cólon irritável e diverticulose.
Desta forma, a ingestão regular de alimentos ricos em fibra, como as Lentilhas, melhora consideravelmente função digestiva e cardiovascular.
A saúde cardiovascular é promovida, não só devido ao teor em fibra, pelo já descrito, como também ao teor em folatos e magnésio. O folato ajuda a diminuir os níveis de homocisteína, um factor de risco para a doença cardiovascular e o magnésio melhora a circulação sanguínea e a oxigenação dos tecidos.
Corresponde, também, a uma fonte considerável de ferro, cujas necessidades estão particularmente aumentadas em grupos de risco da sua deficiência, como as grávidas, lactentes, crianças e adolescentes e, também, mulheres menstruadas, devido às perdas sanguíneas. O ferro é um componente da hemoglobina, molécula responsável pelo transporte de oxigénio dos pulmões para os tecidos e também integra os principais complexos enzimáticos para a produção de energia.
Contudo, a biodisponibilidade do ferro é optimizada aquando da ingestão desta leguminosa juntamente com um alimento rico em vitamina C, como limão, laranja ou salsa.
A Lentilha é, ainda, rica em purinas. Um composto cuja ingestão excessiva pode aumentar os níveis séricos de ácido úrico. A ingestão de alimentos ricos em purinas deve ser moderada em indivíduos com hiperuricemia.São bastante nutritivas no que diz respeito ao seu contributo para a nutrição humana.
Benefícios para a Saúde
Anemia
Prisão de Ventre
Diabetes
Colesterol

Como comprar e conservar
As Lentilhas estão disponíveis nos supermercados durante todo o ano.
Apresentam-se, habitualmente, em embalagens ou em silos.
Tal como outros alimentos disponíveis a granel, certifique-se que os recipientes que contêm as Lentilhas estão bem acondicionados e que a loja, onde as adquire, tem uma boa rotatividade do produto de modo a garantir a sua máxima frescura.
Quer adquira as Lentilhas a granel ou numa embalagem, verifique se estão íntegras e intactas, isenta de marcas de esmagamento, indícios de humidade e marcas de insectos.
Pode encontrar em alguns locais Lentilhas em conserva, desta forma pode preservar o seu valor nutricional desde que sejam cozinhadas durante um curto período de tempo. Por sua vez, as Lentilhas secas, além de necessitarem de ser demolhadas, necessitam também de um tempo de cocção mais longo.
Leia atentamente a rótulo das conservas desta leguminosa e prefira as que não contêm adição de sal ou aditivos.
Armazene as Lentilhas num recipiente hermeticamente fechado, local fresco, seco e escuro. Desta forma, serão conservadas até 12 meses.
Se adquirir Lentilhas em momentos diferentes, conserve-as em locais separados, porque podem encontrar-se em fases distintas de secura, e, por essa razão, exigirem diferentes tempos de cocção


Após cozimento, pode armazená-las no refrigerador durante três dias, dentro de um recipiente hermeticamente fechado.

Valores Nutricionais:Porção de 100g:
Água (g)67.3
Calorias (Kcal)106
Proteínas (g)8.96
Lípides totais (g)0.55
Carboidratos (g)22.1
Fibra total dietética0
Cálcio, Ca (mg)25
Ferro, Fé  (mg)3.2
Fósforo, P  (mg)173
Potássio, K (mg)322
Sódio, Na (mg)11
Zinco, Zn (mg)1.51
Vitamina C, ácido ascórbico total (mg)16.5
Vitamina A (UI)45
Colesterol (mg)0

Benefícios da soja









A soja era utilizada na cozinha chinesa desde o século XI a.C, mas apenas no início do século XX chegou ao Ocidente.
É um grão da família das leguminosas, assim como o feijão, lentilha, grão de bico e ervilha. Sob o aspecto nutricional a soja é rica em proteínas de boa qualidade (possui de 35 a 40% proteínas de alto valor biológico – contendo os 10 aminoácidos essenciais em teor adequado, exceto a metionina), é eliminadora de radicais livres por conter antioxidantes  possui ácidos graxos polinsaturados (ômega 6 – ácido linoleico – e ômega 3 – ácido linolênico) e compostos fitoquímicos como: isoflavonas, saponinas, fitatos, dentre outros. Também é uma excelente fonte de minerais como: cobre, ferro, fósforo, potássio, magnésio, manganês, enxofre, cloro e vitaminas como A, C, E, complexo B.Além disso, possui fibras, que são de extrema importância para o funcionamento adequado do intestino e têm a capacidade de captar partículas maiores de gordura, levando-as a passar direto pelo intestino, sem serem absorvidas.

A soja, além do próprio grão, pode ser consumida de várias maneiras, como extrato de soja, óleo de soja, tofu, missô, shoyo, lecitina de soja, proteína texturizada de soja (PTS) e farinha de soja.

Muitos estudos atuais comprovam que o consumo de produtos à base de soja promovem benefícios, como:

- Coração: a ingestão de 25 gramas por dia de proteína de soja reduz o LDL, o mau colesterol, cerca de 33% e aumenta o HDL (colesterol bom).

- Prevenção do câncer: o consumo diário de soja e seus derivados diminui a incidência de câncer de mama, cólon e próstata.

- Menopausa: a soja atenua os suores noturnos e as ondas de calor.

- Osteoporose: o fitoestrogênio ajuda a fixar o cálcio e fortalece a estrutura óssea.

- Diabetes: as fibras do grão de soja agem como reguladores do nível de glicose.

- Arteriosclerose: a isoflavona torna as artérias mais flexíveis e reduz o índice da doença.


Consumo recomendado: 25 gramas de proteína de soja, que correspondem a 3 colheres de sopa de grão cozido, ou 1 xícara de chá de PTS ou ½ xícara de tofu.

Importante: o consumo de soja ou outros alimentos funcionais não garantem uma vida saudável se não forem incluídos no nosso dia-a-dia hábitos saudáveis, como uma alimentação equilibrada e a prática de atividade física regular.

Benefícios da beterraba









A beterraba trata-se de uma raiz (tipo tubérculo) rica em açúcar da família das Amarantáceas. Há diversas espécies conhecidas, sendo que aquelas de coloração branca geralmente são usadas na extração de açúcar, enquanto que as de coloração vermelha são empregadas na alimentação.
Beterraba
A beterraba apresenta um sabor bastante doce devido à sua concentração de açúcar, o que facilita o seu consumo em saladas (picadas ou em rodelas) ou sucos, principalmente para crianças que podem apresentar problemas como anemia, bem como necessitam diariamente da reposição de suas vitaminas.
A beterraba e seus nutrientes
A beterraba é rica em açúcares (principalmente a sacarose), bem como em ferro(tanto o tubérculo quanto suas folhas).
Ela é rica também em vitaminas, principalmente a A, complexo B (B1, B2, B5) e C.
Ela é rica também em minerais, como potássio, sódio, fósforo, cálcio, zinco, ferro, manganês.
Cada 100 gramas de beterraba contém cerca de 50 Kcal.
Os benefícios proporcionados pela beterraba
Por ser rica em ferro, a beterraba é muito indicada para pessoas que possuem deficiência em ferro (como aquelas que apresentam anemia  ferropênica) como um complemento natural (entretanto, se o seu médico passar algum remédio como complemento de ferro, não deixe de consumi-lo!).
Devido à concentração de vitaminas, a beterraba também é interessante por sua característica antioxidante e no combate a doenças infecciosas. Vale lembrar que para aproveitar-se dessas vitaminas o consumo da beterraba deve ser feito com a mesma crua.
Por falar em sua ação antioxidante, a beterraba apresenta outras substâncias antioxidantes capazes de proteger pequenos vasos sanguíneos  como os dos olhos. Aliás, o nitrato presente nas beterrabas ajuda a reduzir a pressão arterial, ajudando a manter um sistema cardiovascular mais saudável.
Já a sua concentração de minerais ajuda a mesma a manter a quantidade de líquidos em nosso corpo de forma equilibrada, evitando assim a perda excessiva de líquidos, desempenha importante papel na manutenção de tecidos musculares, nervosos e ósseos e ajuda no desempenho de atividades físicas.
Também é interessante para o caso de pessoas com problemas intestinais, devido à sua ação laxante.
Também aqueles com problemas renais (pedras na bexiga, litíase renal ou outras formas de obstruções urinárias) podem se utilizar da beterraba (na forma de suco, por exemplo) devido à sua ação diurética e tônica.
Curiosidades sobre a beterraba
Ao comprar beterrabas, procure por aquelas de tamanho médio, cores bem concentradas, cascas lisas, sem rachaduras e folhas brilhantes. São essas as que se encontram realmente frescas e em excelente estado para o consumo.
Ao guardar beterrabas na geladeira, mantenha-as dentro de sacos plásticos bem perfurados por um período máximo de 15 dias. Caso guarde a beterraba cortada ou sem a casca, melhor consumi-la num período de 3 a 5 dias.
















Benefícios da cenoura




A cenoura trás benefícios para os olhos, a pele, cabelos, mucosas, ossos e sistema imunológico. Ainda previne úlceras, reumatismo e arteriosclerose.
É indispensável para crianças em fase de desenvolvimento, mas também os adultos não podem ficar sem este precioso alimento, pois carrega grande quantidade de vitamina A, além disso, a cenoura contém vitaminas B e C. A primeira beneficia o sistema nervoso, a segunda estimula as defesas orgânicas contra enfermidades.
Nela ainda contém sais minerais de grande importância para a saúde, tais como cálcio, magnésio, ferro, cobre e iodo.
O iodo é primordial à glândula tiróide que acelera a nutrição, comanda os processos de crescimento, vitaliza toda área cerebral e equilibra o melhor funcionamento de todas outras glândulas.
Melhor comer crua, sem nenhuma manipulação, sendo excelente para fortalecer os dentes das crianças e adolescente, já o adulto, deve tomar cuidado, se não fortaleceu seus dentes na época correta.
A segunda opção é ralar, mas sempre na hora que vai comer, nada de guardar para mais tarde, a não ser em dias especiais, que pode temperar, mas tenha o cuidado de deixar na geladeira, pois enquanto ela está fechada, a cenoura está no escuro e não entra em contato com a circulação do ar.
Fazer sucos na centrífuga, pois a vitamina A, em contato com a luz, perde sua potencialidade, por isso não é aconselhável fazer o suco no liquidificador.
A maneira que aproveita menos os nutrientes é cozinhando, pois a fervura, principalmente demorada e o vapor, desintegram os nutrientes, sendo que o grelhado é o menos agressivo.
Armazenamento
A cenoura deve ser guardada em um recipiente preferencialmente escuro e hermeticamente fechado, para não perder os nutrientes, mas se isto não for possível, faz-se adaptações.
Ingira sempre a cenoura fresca, o ideal seria a colhida na hora e aquela que não recebeu agrotóxico.
Suas folhas são nutritivas e muito úteis, tanto na culinária, como no suco.

Benefícios da couve


A Couve desintoxica e limpa as células


Por cerca de 20 anos, sabe-se que o trabalho de muitos fito nutrientes como antioxidantes para eliminar os radicais livres antes que eles poderem danificar o DNA, as membranas de células e moléculas que contém gordura como o colesterol.

Agora, novas pesquisas estão revelando que fito nutrientes, como a, trabalham num nível muito mais profundo. Estes compostos realmente dão sinal aos nossos genes para aumentar a produção de enzimas envolvidas na desintoxicação, o processo de limpeza através do qual o nosso corpo elimina compostos nocivos.
Esta sinergia natural  aumenta a capacidade de nossas células para eliminar e limpar os radicais livres e toxinas, incluindo agentes cancerígenos. Esta é uma das razões porque os vegetais crucíferos parecem reduzir nosso risco de cancro de forma mais eficaz do que qualquer outros legumes ou frutas.

Estudos recentes mostram que aqueles que comem os vegetais crucíferos mais frequentemente têm um risco muito menor de cancro de próstata, colo-rectal e cancro do pulmão, mesmo quando comparados com aqueles que comem regularmente outros produtos hortícolas.

A Couve é fonte de Vitamina C

O repolho é abundante em vitamina C. Você ficará surpreso ao saber que a couve tem mais vitamina C do que as laranjas. A vitamina C, sendo um dos melhores antioxidantes, reduz os radicais livres no organismo, que são as causas básicas do envelhecimento. 

Assim, a couve é muito útil no tratamento de úlceras, certos cânceres, depressões, para o fortalecimento do sistema imunológico e combate à tosse e ao resfriado, cicatrização de feridas e tecidos danificados, o bom funcionamento do sistema nervoso e, assim, ajudar a curar a doença de Alzheimer, etc


A Couve é rica em Fibra
O repolho é muito rico em fibra. Assim, é um bom remédio para a prisão de ventre e problemas relacionados.
A Couve é benéfica para o cérebro
O repolho, sendo rico em iodo, ajuda no bom funcionamento do cérebro e do sistema nervoso, além de manter as glândulas endócrinas em bom estado. Assim, é bom para o cérebro e tratamento dos transtornos neuróticos como a doença de Alzheimer. 

Os nutrientes presentes na couve tais como a vitamina E, que mantém a pele, olhos e cabelos saudáveis, cálcio, magnésio, potássio, etc, são muito úteis para a saúde em geral. 


A Couve promove a saúde gastrointestinal
As pesquisas recentes têm aumentado bastante a compreensão dos cientistas de como vegetais da família Brassica  como a couve, couve-flor, brócolos, couve e couve de Bruxelas pode ajudar a prevenir cancro do cólon.

Quando estes vegetais são cortados, mastigados ou digeridos, um composto contendo enxofre chamado sinigrin é colocado em contato com a enzima mirosinase, resultando na libertação de glicose e produtos de degradação, incluindo compostos altamente reactivos chamados isotiocianatos.

A Couve Promove a Saúde da mulher
Muitas investigações têm incidido sobre os fitonutrientes benéficos na couve, particularmente o 3-carbinole (I3C), sulforafano e indóis.

Estes dois compostos activam e ajudam a estabilizar os antioxidantes do organismo e os mecanismos de desintoxicação que eliminam substâncias que podem causar cancro. I3C ajuda a melhorar a desintoxicação do estrógeno e reduz a incidência de cancro da mama. 
A Couve combate a úlcera péptica
O Sumo de couve é bem é extremamente eficaz no tratamento de úlceras pépticas. O alto teor de glutamina, um aminoácido que é o combustível preferido para as células do estômago e intestino delgado, é provável ser a razão pela qual o sumo de couve é eficaz na cura de úlceras.

A Couve protege contra a doença de Alzheimer

Na doença de Alzheimer, um aumento da produção ou da acumulação de uma proteína chamada beta-amilóide resulta em danos cerebrais e morte da célula oxidativa (radicais livres de stress).

Os antioxidantes Polifenóis abundantes na couve roxa, em especial as antocianinas, podem proteger as células do cérebro contra os danos causados pela proteína beta-amilóide, sugere um estudo publicado em Food Science and Technology.

Couve roxa contém significativamente mais fitonutrientes protectores do que a couve branca:
A capacidade antioxidante da couve roxa é de seis a oito vezes maior do que a da couve branca.

Benefícios da berinjela




A berinjela é considerada um fruto de uma planta originária da Índia e cultivada na África. Provavelmente foi introduzida na Europa pelos Arabes e, posteriormente, veio para as Américas. É uma hortaliça anual, sendo que a época de seu plantio é de setembro a fevereiro e, em regiões de clima quente, é cultivada ao longo do ano. É considerada sensível ao frio, à geada e ao excesso de chuva na floração.

A berinjela é considerada um fruto de uma planta originária da Índia e cultivada na África. Provavelmente foi introduzida na Europa pelos Arabes e, posteriormente, veio para as Américas. É uma hortaliça anual, sendo que a época de seu plantio é de setembro a fevereiro e, em regiões de clima quente, é cultivada ao longo do ano. É considerada sensível ao frio, à geada e ao excesso de chuva na floração.

Tipos
A berinjela pode ser clara, rajada ou escuras, considerando também o seu comprimento e o seu diâmetro.

Desvendando alguns mitos
Nos últimos anos, o consumo de berinjela aparentemente aumentou devido às informações veiculadas sobre supostos benefícios que seu consumo ofereceria às pessoas. A idéia atual mais difundida é de que seu consumo regular ajudaria a diminuir os níveis de colesterol. Apesar de muitos acreditarem nesta informação, até o presente momento não existem estudos científicos realizados com humanos que comprovem, de maneira satisfatória, esta afirmação.

Um estudo realizado com o extrato seco da berinjela verificou uma pequena correlação entre a diminuição do colesterol e o consumo do extrato seco. Porém, a resposta clínica deste estudo não atingiu os valores estabelecidos pelos órgãos competentes.

Outro estudo não constatou nenhum efeito do seu suco misturado à laranja (200ml por dia), nos níveis plasmáticos de colesterol total e suas frações LDL, VLDL e HDL, bem como de triglicérides.

Apesar dos diferentes resultados, os pesquisadores em questão concordam que ainda existem poucas informações acerca dos benefícios que ela oferece com relação ao colesterol.

Benefícios à saúde
Embora não haja comprovação, até o momento, de que a berinjela diminua o colesterol, esta hortaliça fornece muitos outros nutrientes benéficos à saúde.

Levando em consideração a composição nutricional de seu fruto, este pode ser considerado fonte de minerais e vitaminas. As análises laboratoriais mostram que, em 100g de berinjela crua, se encontram em quantidades consideráveis os seguintes minerais: magnésio, zinco, potássio, cálcio, ferro e fósforo. As principais vitaminas encontradas são as vitaminas A, B1, B2 e C. Além disso, ela destaca-se por apresentar uma grande quantidade de água, essencial para manter o corpo hidratado e favorecer as reações químicas nas células corporais; uma significativa porcentagem de fibras, que auxilia no bom funcionamento intestinal e formação do bolo fecal; além de ser considerada como um alimento que fornece poucas calorias, auxiliando no controle do peso.

Composição
A berinjela é composta por diversos nutrientes importantes para a manutenção da saúde. Seguem alguns nutrientes especiais encontrados em sua composição, bem como algumas das suas funções.

1) Magnésio: atua nas reações enzimáticas e faz parte da constituição dos ossos e dentes;
2) Zinco: atua no crescimento e desenvolvimento do sistema imunológico e está diretamente relacionado à reprodução;
3) Potássio: atua na contração muscular, na síntese de glicogênio e no metabolismo protéico e de carboidratos;
4) Cálcio: atua na formação dos ossos e dentes, na transmissão de impulsos nervosos e na contração muscular;
5) Vitamina B1: exerce importante função no metabolismo dos carboidratos e das gorduras;
6) Vitamina B2: atua em diversos processos metabólicos no organismo, bem como na transformação de gorduras, proteínas e carboidratos;
7) Vitamina C: atua como antirradicais livres, facilita a absorção do ferro e da glicose e age na fabricação dos neurotransmissores.

Além destes compostos, contêm fenóis que agem como antioxidantes. Estas substâncias possuem atividade anti-inflamatória para evitar que as plaquetas sanguíneas se aglomerem. Ainda, inibe a ação dos radicais livres no organismo para proteger as moléculas de DNA e prevenir processos carcinogênicos.

Comercialização
A berinjela mais comercializada é a com casca arroxeada. A tonalidade de sua casca deve-se à presença de antocianinas, proantocianinas e flavonóides. As duas primeiras substâncias inibem a produção de radicais livres e os flavonóides apresentam propriedades antioxidantes. Sendo assim, recomenda-se que esta seja consumida com as cascas.

Sugestões de preparo e consumoPreparações mais utilizadas: ela é muito utilizada em cuscuz, suflê, tortas, saladas, recheada e em forma de lasanha;

Como comprar? A de boa qualidade deve apresentar pedúnculo verde e rijo, fruto escuro, sem manchas, macio, de pele fina, brilhante e sementes claras. As opacas e amolecidas já estão velhas e perderam um pouco suas propriedades nutricionais;

Como armazenar? Até o momento do preparo, deve ser armazenada inteira e com casca, para que não haja perda de nutrientes e alterações sensoriais, sob refrigeração, por um período máximo de quatro dias. Se guardada dentro do frigorífico, em um saco plástico, dura de uma a duas semanas;

Como preparar? Deve ser preparada com casca, em pedaços grandes e se for cozida em água, o volume da água de cozimento deve ser o menor possível, para minimizar a perda de nutrientes. Além disso, evite cozinhar por tempo prolongado em altas temperaturas para reduzir as perdas das vitaminas hidrossolúveis (C e complexo B);

Como evitar gosto amargo? Para retirar o gosto amargo que a caracteriza, corte-a ao meio, esfregue com sal e escorra, ou deixe-a aberta coberta com água e sal, limão ou vinagre, durante 15 minutos. Escorra em seguida e seque com papel absorvente.

Agora, com essas orientações, introduza esse alimento em seu cardápio semanal e aproveite ao máximo tudo que ele nos oferece.

Benefícios do tomate




  

O tomate é um fruto rico em propriedades benéficas para saúde, por isso é importante incluí-lo no cardápio diário. As vitaminas A, B e C contribuem com o organismo e alguns nutrientes do tomate ainda são capazes de auxiliar no tratamento de doenças. Normalmente o fruto é integrado a saladas, molhos e outros pratos salgados, sendo caracterizado pelo gosto saboroso.

Além de trazer benefícios para saúde, o tomate também é conhecido por sua ação a favor da beleza, em especial quando se trata de tratamentos para pele. Já existem máscara de limpeza caseira que usa o tomate como principal ingrediente e resulta em melhorias nas condições da pele.Foi realizada uma pesquisa por especialistas britânicos onde eles dizem que duas refeições diárias à base de tomate podem ajudar na prevenção contra os efeitos nocivos do sol.Os cientistas da Universidade de Manchester e New castle fizeram uma experiência com dez pessoas que, durante três meses, comeram diariamente 55 gramas de massa de tomate misturadas a 10 gramas de azeite. E outras dez pessoas que ingeriram apenas as 10 gramas de azeite.Após ter passado os três meses, os especialistas britânicos realizaram exames de pele nessas pessoas e puderam notar que os que haviam ingerido a massa de tomate tiveram a proteção contra os raios solares ultravioleta aumentada em 33%, além de maiores níveis de pro-colágeno O pro-colágeno é uma molécula que dá estrutura à pele e a mantém firme, ajudando na prevenção contra rugas, envelhecimento precoce, espinhas e outros problemas dermatológicos.A pesquisa feita à base da dieta de tomate elevou o nível de pro-colágeno na pele de um modo significativo, podendo dessa forma atrasar o envelhecimento da pele.Através desse estudo, mostrado na Sociedade Britânica de Dermatologia Investigativa, acredita-se que o antioxidante licopeno, que dá a cor avermelhada ao tomate, é que proporciona através dessas propriedades esses benefícios da fruta.Além disso, este componente, encontrado em grande concentração quando o tomate é cozido, também é conhecido por seus benefícios contra o câncer de próstata, perturbações digestivas, gota, prisão de ventre e infecções bacterianas.Mas de acordo com os especialistas, eles dizem que a proteção que o tomate proporciona contra os raios ultravioleta deve ser considerada como uma ferramenta a mais contra os efeitos do sol e não como um substituto do protetor solar.