sexta-feira, 1 de junho de 2012

Benefícios do Alho




Allium sativum é a sua designação em Latim e referimos-nos ao alho comum.
Regra geral quase todos nós utilizamos os dentes de alho na nossa alimentação como tempero, a verdade é que ele tem mais propriedades agradáveis além do paladar.
Muito utilizado, desde a antiguidade, os estudos têm vindo a comprovar a sua real eficácia. Outrora as pessoas comiam ou engoliam dentes de alho, hoje já não é necessário – um dos benefícios da atualidade as cápsulas! – vieram evitar esse desconforto, mas sobretudo vieram aumentar a quantidade de óleo concentrado responsável pelos efeitos benéficos.

O alho é um dos alimentos de fácil acesso que entregam uma ampla gama de benefícios. Se você consumir, usufruirá de vantagens que vão desde a redução das chances de infarto até o reforço do sistema imunológico.
O alho , originado nos desertos da Ásia central, tem sido utilizado através da história no tratamento de diversas enfermidades, incluindo a praga na Europa, a febre tifoide e a disenteria na Primeira Guerra Mundial.
Em geral, este bulbilho tem sido utilizado em todo o mundo no tratamento de gripes, resfriados, caspa, hipertensão, aterosclerose e outras condições. O alho é um dos mais citados na literatura para propósitos medicinais.
Os principais benefícios do alho são:
  • Efeitos cardiovasculares
Diminuição de gorduras, do colesterol sanguíneo, redução dos níveis de açúcar, pressão arterial e atividade fibrinolítica. Isso significa que além de diminuir colesterol, triglicerídeos do sangue, tem efeito hipoglicemiante, prevenindo também o diabetes, trata a hipertensão arterial e reduz a chance de infarto do coração e acidente vascular cerebral (conhecido como derrame).
  • Atividades quimio preventivas:
Isto é, o alho previne o aparecimento do câncer de várias formas. Ele impede a absorção de substâncias cancerígenas presentes na alimentação, principalmente aquelas presentes na carne vermelha (nitrosaminas). Ao aumentar a atividade imunológica, o alho impede o surgimento do tumor. Ao atuar como antioxidante, impede a formação de radicais livres, e assim o a formação de células cancerígenas.
  • Atividades antimicrobianas e antifúngicas
O alho impede o crescimento de bactérias e fungos que causam doenças.
  • Atividades antioxidantes 
  • Atividade imunológica
Ele aumenta a atividade das células de defesa do corpo, impedindo muitas formas de infecção e também limpa o muco dos pulmões, tratando muito bem gripes e resfriados.
A alicina, o composto do alho responsável pelos seus benefícios também confere o odor característico do alho. Ela é perdida no cozimento, por isso o alho deve ser consumido cru, ou o menos cozido possível.
Se você quer começar AGORA a aproveitar os benefícios do alho, seguem abaixo formas:
  1. Experimente fazer um molhinho de azeite com alho cru, para temperar saladas verdes e acompanhar carnes e peixes grelhados.
  2. Adquira na forma de cápsulas. É possível encontrá-las em lojas de produtos naturais.
  3. (O Alho tem várias aplicações… e não só para afastar vampiros e criaturas dessas, mas sobretudo outros ” monstros” mais reais! As bactérias, vermes, parasitas… Estes não atacam em noite de lua cheia mas também nos “sugam”)As aplicações do alho regra geral são as seguintes:
    Antibiótica
    Anti-inflamatória
    Anti-microbiana
    Anti-asmática
    Anti-oxidante
    Anti-cancerígeno
    Protetor cardiovascular
    As patologias ou sintomas a serem tratados pelo alho são muito vastos, mas pode-se resumir a sua eficiência em:
    Distúrbios gastrointestinais, colesterol elevado, tensão arterial elevada, asma, bronquite, gripe, dores de dentes e mais recentemente os estudos comprovam a sua eficácia em cancro da mama e próstata.
    O Alho deve ser consumido cru, pois após ser aquecido ou transformado, perde ou transforma as suas propriedades benéficas. No caso das cápsulas, estamos a falar de extratos prensados a frio, macerações ou ainda alho envelhecido, que tem vindo a ser provado a sua eficácia e a ultrapassar as outras apresentações devido ao aumento da concentração das substâncias ativas.
    A nossa recomendação vai para 500 a 1000mg de óleo Alho por dia, como efeito protetor ou 1 a 2 dentes crus e frescos por dia.
    O seu uso excessivo ou em dosagens elevadas pode causar má digestão e irritabilidade da mucosa gástrica. Deve ser evitado se estiver a tomar drogas sintéticas, pode haver o risco de potenciar algumas. Suspender nos casos: se já teve algum sintoma alérgico após a sua ingestão, em grávidas, lactentes e crianças até quatro anos e em pré e pós operatório pois tem efeito anti-plaquetário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário