A beterraba apresenta um sabor bastante doce devido à sua concentração de açúcar, o que facilita o seu consumo em saladas (picadas ou em rodelas) ou sucos, principalmente para crianças que podem apresentar problemas como anemia, bem como necessitam diariamente da reposição de suas vitaminas.
A beterraba e seus nutrientes
A beterraba é rica em açúcares (principalmente a sacarose), bem como em ferro(tanto o tubérculo quanto suas folhas).
Ela é rica também em vitaminas, principalmente a A, complexo B (B1, B2, B5) e C.
Ela é rica também em minerais, como potássio, sódio, fósforo, cálcio, zinco, ferro, manganês.
Cada 100 gramas de beterraba contém cerca de 50 Kcal.
Os benefícios proporcionados pela beterraba
Por ser rica em ferro, a beterraba é muito indicada para pessoas que possuem deficiência em ferro (como aquelas que apresentam anemia ferropênica) como um complemento natural (entretanto, se o seu médico passar algum remédio como complemento de ferro, não deixe de consumi-lo!).
Devido à concentração de vitaminas, a beterraba também é interessante por sua característica antioxidante e no combate a doenças infecciosas. Vale lembrar que para aproveitar-se dessas vitaminas o consumo da beterraba deve ser feito com a mesma crua.
Já a sua concentração de minerais ajuda a mesma a manter a quantidade de líquidos em nosso corpo de forma equilibrada, evitando assim a perda excessiva de líquidos, desempenha importante papel na manutenção de tecidos musculares, nervosos e ósseos e ajuda no desempenho de atividades físicas.
Também é interessante para o caso de pessoas com problemas intestinais, devido à sua ação laxante.
Também aqueles com problemas renais (pedras na bexiga, litíase renal ou outras formas de obstruções urinárias) podem se utilizar da beterraba (na forma de suco, por exemplo) devido à sua ação diurética e tônica.
Curiosidades sobre a beterraba
Curiosidades sobre a beterraba
Ao guardar beterrabas na geladeira, mantenha-as dentro de sacos plásticos bem perfurados por um período máximo de 15 dias. Caso guarde a beterraba cortada ou sem a casca, melhor consumi-la num período de 3 a 5 dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário