terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Tudo que você precisa saber sobre os incômodos joanetes




Quem tem joanetes sabe como ele incomoda. No caso específico das mulheres, as maiores vítimas do problema, além da dor há a frustração de não poder usar qualquer tipo de sapato, o que limita a combinação de alguns looks. 

O joanete é a inflamação da articulação do dedão com o pé em função de uma alteração do alinhamento ósseo, devido ao trauma excessivo direto e a pressão repetitiva do uso de sapatos com bicos mais finos ou apertados. Esta pressão acaba originando uma bolsa de líquido na região, que causa o pinçamento do nervo do dedão, resultando em dor e adormecimento. Além da deformidade estética, pode produzir alteração das funções de pisar e andar. 

As mulheres têm cerca de 20 vezes maior probabilidade de apresentar joanetes quando comparadas aos homens, pelo uso de sapatos apertados, de salto e bico fino, principais causadores do problema. 

Quando diagnosticado no começo, é possível prevenir o agravamento do joanete trocando o estilo dos calçados. Mas, quando a deformidade já é grande e a pessoa já sente dor, somente uma cirurgia vai solucionar o problema. 

Causas, sintomas e prevenção 

Joanetes podem, às vezes, ser passados de geração a geração. Pessoas que nasceram com anormalidade nos ossos do pé estão mais propensas a ter joanetes. O uso de sapatos de bico fino e de salto alto pode causar o desenvolvimento de um joanete. 

Pele avermelhada, com calosidade na extremidade interna do dedão do pé, início de um calo ósseo nesta região, dores nas juntas dos pés, agravadas pela pressão dos sapatos, e dedão do pé virado em direção aos outros dedos são os principais sintomas de que você pode estar desenvolvendo um joanete. 

Evitar a compressão dos pés com sapatos apertados é a melhor forma de evitar o surgimento do problema. 

Cirurgia 

Atualmente, técnicas cirúrgicas minimamente invasivas ou percutâneas dão ótimos resultados para a correção dos joanetes, e ao contrário das cirurgias convencionais, não se usa gesso (somente fitas adesivas), enfaixamento simples, calçado adequado e o paciente marcha sobre o pé operado já no momento da alta hospitalar, no mesmo dia da cirurgia. 

A cirurgia consiste em fazer pequenas incisões (orifícios) em torno de 3 mm e introduzir fresas (brocas de dentistas) modificadas para correção das deformidades, com anestesia local no tornozelo, que poderá estar associado a uma sedação endovenosa pelo anestesista. 

É o procedimento mais seguro, menos doloroso e o paciente pode sair andando, com carga parcial, com o pé operado no mesmo dia da cirurgia. Para assegurar uma reabilitação adequada, o paciente deve realizar consultas pós-operatórias mensais por seis meses após a cirurgia 

Tratamentos não-cirúrgicos 

A maioria dos joanetes não são suficientemente graves para justificar a necessidade de cirurgia. Porém, o primeiro passo para o tratamento é agendar uma consulta com um podólogo. De um modo geral, alguns tratamentos surtem bons resultados: 

Repouso e gelo - No final de um longo dia, coloque seus pés para cima e aplique um saco de gelo no joanete doloroso para reduzir o inchaço e a inflamação. 

Almofadas e espaçadores - Você pode comprar almofadas para joanetes que aliviam a dor de qualquer pressão exercida sobre o joanete. Espaçadores também estão disponíveis para incentivar seus dedos a manter a sua posição adequada e evitar grandes dores nos dedos. 

Próteses e inserções - Próteses e inserções podem corrigir os problemas físicos que causaram o seu joanete em primeiro lugar. O médico irá lhe dizer se a sua mecânica pode ser corrigida por uma inserção simples ou vai exigir receita médica ortopedia. 

Medicamentos para alívio da dor - Em conjunto com estes tratamentos, o médico pode sugerir que você tome analgésicos para reduzir o desconforto. 

O joanete não é o fim do mundo, mas as vezes pode parecer. As opções de tratamento não-invasivas podem reduzir muito a inflamação e os sintomas. Agende uma consulta com um ortopedista para discutir suas opções e decidir qual o melhor tratamento para os seus pés.

Nenhum comentário:

Postar um comentário