Fracionar as refeições! Os grandes intervalos entre as refeições devem ser evitados porque o metabolismo torna-se mais lento para poupar energia, portanto o ideal é fazer de 5 a 6 refeições diárias, com lanches leves entre o café da manhã, o almoço e o jantar. Assim, o metabolismo mantém-se ativo durante o dia todo.
A atividade física deve, preferencialmente, combinar exercícios aeróbicos com anaeróbios (como musculação). A prática regular de exercício físico produz uma ação metabólica contínua, que acelera o metabolismo. Os exercícios aeróbicos intensos, como bicicleta, esteira, natação e caminhada aumentam em até 25% a taxa metabólica durante um período de 12 a 15 horas após sua execução.
Mantenha-se hidratado!!! Sabe-se que uma pessoa que não toma água, acaba tendo um metabolismo mais lento, uma pessoa desidratada tem uma diminuição de 5% no funcionamento do metabolismo, (lembrando que o ideal seria nunca sentir sede. Se você sente sede, já está em um grau leve de desidratação).
Inclua alimentos termogênicos na sua alimentação. Eles ativam e regulam o funcionamento do metabolismo.
Conhecendo alimentos termogênicos
Pimenta vermelha - É rica em capsaicina, substância que favorece o aumento da quebra de gorduras no tecido adiposo. Ela aumenta em até 20% a atividade metabólica. Deve ser ingerida na quantidade de três gramas por dia, podendo ser adicionada em saladas e pratos quentes como tempero.
Gengibre - Essa raiz pode aumentar o gasto calórico em mais de 10%. Pode ser consumido de diversas formas, cru, para temperar carnes, sopas ou em rodelas na água e no chá.
Chá de hibisco - Aumenta a temperatura corporal durante a digestão e, consequentemente, aumenta o metabolismo. Pode ser consumido na forma de chás ou adicionado a sucos e preparações.
Canela - Possui bastante cálcio mineral e ativa o metabolismo basal, que é importante para o emagrecimento. Pode ser consumido na forma de chá ou polvilhado sobre as preparações.
Guaraná em pó, café preto, chá mate, chá preto - possuem cafeína, que ativa o metabolismo e tem ação lipolítica (quebra das gorduras) mas em exagero causa mal humor cuidado na dose.
Chá verde – possui catequinas e cafeína, que ativam o metabolismo. Tem maior ação termogênica (por volta de 4% a mais) que o chá branco. Pode ser consumido na forma de chás ou adicionado a preparações.
Esses alimentos podem e devem ser incluídos durante o dia, e em quase todas as refeições, de preferência a cada 3 horas.
Fique atento!
Os alimentos que possuem cafeína, como o chá verde, chá preto, guaraná e café, o ideal é que sejam consumidos até as 15h, pois são estimulantes e podem atrapalhar o sono. Além disso, hipertensos devem ficar atentos e evitar esses alimentos, já que eles podem aumentar a pressão arterial.
A canela e um alimento que pode ser utilizado a noite, nas frutas ou com chá, pois além de ativar o metabolismo, também regula os níveis de açúcar no sangue.
O gengibre pode ser utilizado no suco ou pode ser colocado na água e tomado durante o dia.
O chá de hibisco pode ser batido com suco ou tomado durante todo o dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário