Conheça segredos de beleza para roubar da sua avó... Se há algo que sua avó recomendava que você usa e gosta, não mude de produto
Embora as mulheres modernas tenham um enorme arsenal de produtos de beleza à disposição, nossas avós, muitas vezes, pareciam lindas, com muito menos recursos. Suas dicas de beleza eram simples, criativas e, quase sempre, produziam resultados de cair o queixo... "Nós reviramos o baú dos conselhos das vovós e selecionamos dicas para a beleza da pele e do cabelo que ainda são úteis nos dias de hoje", afirma a dermatologista Cristine Carvalho, diretora do CDE – Centro de Dermatologia e Estética. Confira:
Use vegetais sobre a pele
Há diversos vegetais frescos que podem melhorar a sua aparência, pepinos nos olhos são apenas o começo. "A batata crua, cortada, pode ser esfregada nos olhos para amenizar inchaços e olheiras. É só deixar a fatia por cinco minutos sobre a pele e depois trocar por uma nova peça. Outra dica do fundo do baú é guardar a água de cozimento do repolho, que pode funcionar bem, quando armazenada em uma garrafa na geladeira, como um tonificador da pele. A água de cozimento do espinafre, do couve e do brócolis podem ter o mesmo fim", informa a médica.
Use fronhas de seda ou cetim
Esta é uma daquelas dicas passadas de geração para geração! "O cetim e a seda são mais suaves e delicados do que uma fronha de algodão normal, assim, quando você se mexe, à noite, sua pele vai repuxar menos, especialmente se você amanhece com rugas de sono, que são diferentes dos outros tipos de rugas", diz a diretora do CDE.
Use grampos
As avós são grandes fãs dos grampos para cachear e/ou alisar os cabelos. "Além de modelar os cabelos, os grampos são uma ótima maneira de reduzir a quantidade de calor do secador que você precisa usar no cabelo", conta Cristine Carvalho.
Aplique vaselina nas mãos
"A vaselina é um dos melhores hidratantes oclusivos, ou seja, formador de um filme protetor com função de barreira, conhecido para os seres humanos. O ideal é passar o produto nas mãos e nos pés, antes de dormir. E para não sujar as fronhas de seda novas, coloque luvas de plástico após a aplicação. Além de deixar a pele lisinha como a de um bebê, o uso da vaselina também é a maneira mais barata e eficaz de amenizar os calos dos dedos dos pés", defende a médica.
Use óleos domésticos
"Nada vai dar mais brilho aos cabelos do que de óleo de amêndoas ou óleo de coco. E o óleo de bebê ainda é um dos melhores removedores de maquiagem. Você também pode tentar tratamentos tópicos com óleo de rícino, misturado a um outro óleo, ele tem grande poder hidratante, só não deve ser usado por pessoas com pele oleosa e com tendência à acne", ensina Cristine Carvalho, que também é chefe do Departamento de Fototerapia do Curso de Pós-Graduação em Dermatologia da Fundação Pele Saudável, Instituto BWS
Não use produtos à base de álcool
As vovós são sábias e já na juventude sabiam que produtos com álcool devem ser evitados. "Eles ressecam muito a pele", diz a dermatologista
Nenhum comentário:
Postar um comentário