Mais do que um acompanhamento, o alimento é um dos mais consumidos em todo o mundo, nos mais diferentes países e culturas. Os maiores produtores mundias estão na Ásia.
O nutrólogo e membro da Sociedade Brasileira de Alimentos Funcionais, Maximo Asinelli, afirma que o cereal é uma importante fonte de carboidratos, além de ser rico em vitaminas e minerais. Em relação ao valor calórico, o arroz branco e o integral – os preferidos dos brasileiros - ficam empatados. "Meia xícara de arroz integral tem cerca de 110 calorias, enquanto a mesma quantidade de arroz branco tem aproximadamente 100 calorias. A vantagem do integral é a quantidade de fibras, que nesta mesma quantidade pode chegar a 1,6 gramas. O branco possui apenas 0,03 gramas na mesma porção", ressalta o nutrólogo.
Armazenagem
Se for corretamente armazenado, o grão pode durar anos, embora os tipos integrais não fiquem bons após seis meses. Vale guardar o arroz em um pote em local seco, ou mesmo na geladeira ou até no freezer.
Os mais comuns
Arroz branco - O mais comum de todos, está disponível nos tamanhos curto, médio e longo. O parbolizado passa por menos processos de refinamento do que o branco e, por isso, é considerado mais saudável e preserva melhor os nutrientes. Vai bem com a maior parte dos pratos e frituras.
Arroz basmati - Cultivado na Índia e no Paquistão, é um grão longo e muito aromático (seu nome significa "cheiroso" em sânscrito). Pode ser encontrado integral ou branco. Vai bem com pratos indianos, curry e frituras.
Arroz vermelho - O arroz vermelho é um grão integral que só teve sua casca removida, então guarda ainda muitos nutrientes. Existe dois tipos: o grão longo (da Tailândia) e o cultivado no Butão, que é médio. Leva cerca de 20 minutos para ser cozido e precisa escorrer antes de ser servido.
Arroz integral - Este tipo não teve a casca retirada, deixando seu interior intacto. Tem um alto valor nutricional e aparecem em vários tipos, pois todos os grãos foram integrais em algum momento. Pode ser usado nas mesmas receitas do arroz branco.
Arroz jasmine - Originário da Tailândia, é conhecido também como Hom Mali. Deve ser lavado antes de cozinhar e precisa de menos água do que o arroz branco comum (cerca de 1 xícara de arroz para 1 ou 2 de água). Combina com grelhados e refogados.
Arroz preto - É conhecido também como "arroz proibido", pois era o preferido dos imperadores da China. A cor é causada pelo alto nível de antocianina contido nele. É um arroz integral com muitos nutrientes e que pode ser encontrado na versão curta (chinesa) e longa (tailandesa). Ele é perfeito para pratos doces, como o arroz doce.
Arroz arbóreo - Exclusivo para os risotos, prato típico de Veneza, esse tipo de arroz tem os grãos curtos para que sua textura fique cremosa depois de cozido. Ele também funciona para fazer arroz doce.
Arroz para sushi - Existe vários tipos de arroz usados no preparo do sushi. As principais são o Koshihikari, Sasanishiki e Hatsunishiki, todos grãos curtos. Para preparar, ele deve ser cozido no vapor e depois combinado com uma mistura de açúcar, sal e vinagre de arroz.
Arroz selvagem - Na verdade, esse grão é uma semente de gramínea nativa da América do Norte. Rico em proteínas, fibras e aminoácidos, o grão é comercializado sem a casca. Embora demore cerca de 50 minutos para cozinhar, pode substituir o arroz branco em grande parte dos pratos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário