Ferramentas e curiosidades sobre a beleza do olhar: o que existe neste segmento que move bilhões
Os produtos, procedimentos e tratamentos disponíveis nos dias atuais têm mecanismos de ação distintos, mas sempre com os mesmos objetivos: alongar e aumentar o volume dos cílios. Porém, muitas vezes os efeitos destes procedimentos podem ser desconfortáveis, como a alergia causada pelo adesivo fixador dos cílios postiços ou a irritação ao solvente usado para retirá-los. Além disso, em alguns casos, os cílios postiços permanecem grudados por dias ou até semanas.
Outro procedimento conhecido é o transplante de cílios, método que tem apresentado resultados positivos, segundo relatos médicos, mas é considerado mais invasivo porque transfere folículos pilosos do couro cabeludo para as margens da pálpebra. Este processo pode causar dor, sangramento, formação de cicatrizes ou, em casos mais graves, cegueira.
As máscaras para cílios, que representam uma combinação de ceras, pigmentos e resinas, têm cumprido o seu papel de escurecer e engrossar os cílios, proporcionando um embelezamento do olhar, porém o resultado é temporário.
"O crescimento dos pelos é cíclico e pode ser dividido em três etapas principais: anágena, catágena e telógena. Nos cílios ocorre o mesmo processo. Porém, se houver uma interferência na fase anágena, é possível prolongá-la e aumentar o número dos folículos na fase de crescimento também – e é desta forma que este produto age", explica Otávio Macedo, membro da Academia de Dermatologia.
Algumas curiosidades
Os cílios são "pequenos grandes" protetores dos olhos por que formam uma barreira natural, capaz de proteger contra a luz solar, vento, corpos estranhos e transpiração. Eles desempenham uma função semelhante à dos bigodes de animais como gatos ou ratos, já que são sensíveis ao toque para fornecer um aviso de que há um objeto próximo dos olhos, fazendo com que os olhos se fechem.
Além disso, na pálpebra superior, os cílios podem estar dispostos em 2 a 3 linhas, com aproximadamente 100 a 150 pelos e se diferenciam dos cabelos, já que possuem textura diferente, bem como em relação aos demais tipos de pelos presentes no corpo humano.
Outro fato curioso é que os cílios são também mais largos do que os cabelos, não perdem a pigmentação e não se tornam grisalhos com a idade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário