1 - Reduzir seu estresse: estudos mostram que uma boa parte dos pacientes que reclamam de queda capilar, apresentam ou apresentaram algum tipo de estresse que pode ter sido causador da queda capilar.
2 - Ficar atento ao couro cabeludo: boa parte dos pacientes que chegam à nossa clínica queixando-se de queda capilar, relatam que apresentam ou apresentaram ou situações de caspa ou descamação, feridas, dor e coceira de couro cabeludo.
3 - Manter o couro cabeludo sempre limpo e higienizado:
4 - Fazer exercícios físicos: exercícios liberam endorfinas que diminuem o estresse e consequentemente a queda de cabelos.
5 - Diminuir ou evitar o consumo de álcool e cigarros:
6 - Não perder tempo e procurar um médico:
7 - Corrigir problemas hormonais: muitas quedas de cabelo estão relacionadas a problemas hormonais. O diagnóstico destes problemas e a correção dos mesmos muitas vezes é suficiente para interromper a queda capilar.
8 - Evitar a automedicação:- A automedicação é um hábito comum, porém perigoso, que pode acarretar em sérios danos à saúde de quem a pratica. Mais do que os riscos, se alguma complicação ocorre, em virtude da automedicação, a pessoa acaba sem o suporte de um médico que seria o responsável por prescrever este ou aquele medicamento.
9 - Durante o tratamento evite a ansiedade: cabelos não se recuperam da noite para o dia. Ficar olhando no espelho desesperadamente à procura de fios novos não ajuda em nada. Para piorar, a ansiedade agirá como o estresse, aumentando a queda capilar.
10 - Não prender os fios molhados: fazer isso uma vez ou outra não tem problema nenhum. Mas achar que vai domar o volume dos fios dando um bom nó em volta deles é assinar um atestado de raiva permanente. "Manter o couro cabeludo molhado por muito tempo faz juntar fungos e criar caspa, além de enfraquecer a raiz e provocar a queda" .Usar um leave-in e evitar o vento enquanto a cabeça não seca são medidas suficientes para evitar o cabelo armado demais.
11 - Não passar chapinha no cabelo molhado: a gravidade é tanta que dá para sentir os efeitos na mesma hora. Os fios são profundamente agredidos. Além de queimados, eles se quebram. O único jeito de consertar é cortando , alerta Paulo Schettini. Antes de usar a prancha, seque bem os cabelos. Nem úmidos eles podem estar.
12 - Escolha a melhor escova: usar uma escova inadequada também pode danificar os fios, deixando aquele aspecto de cabelos quebrados. "As escovas com pinos que apresentam bolinhas de massagem na ponta protegem o couro cabeludo e oferecem mais leveza na hora de desembaraçar".
13 - Cuidar da alimentação: a alimentação é essencial para fortalecer os fios e para estimular o crescimento deles. Alguns nutrientes específicos como os minerais (zinco, selênio, cálcio, silício e ferro), além das vitaminas (E, C e do complexo B), proteínas e grão integrais. "As propriedades desses nutrientes funcionam em cosméticos, mas seu maior benefício está quando estão presentes nos alimentos consumidos" .
Nenhum comentário:
Postar um comentário